Quando a rotina se transforma em autocuidado
"Queria sentir que eu estava realmente vivendo meus dias, e não só esperando o fim de semana chegar" - Gabriela Rossano
Por Gabriela Rossano
Meu nome é Gabriela Rossano, tenho 22 anos, trabalho, estudo e sou triatleta. O esporte sempre esteve presente na minha vida, principalmente por influência da minha mãe, que me incentivava a praticar atividades físicas desde pequena. Apesar disso, no início eu via o esporte mais como algo para manter a saúde do que como uma paixão. No fim da escola e início da faculdade, acabei deixando essa parte da vida de lado para focar nos estudos e no trabalho.
Com o tempo sentia que meus dias estavam passando rápido demais. Acordava, trabalhava, estudava, fazia o que precisava fazer e pronto. Eu queria ter uma rotina que fizesse sentido para mim. Queria sentir que eu estava realmente vivendo meus dias, e não só esperando o fim de semana chegar.
Foi aí que o esporte entrou de forma simples: comecei a caminhar e correr leve no parque, só para sair de casa e cuidar da saúde. Em meio ao caos de São Paulo, esses momentos mudavam meu dia e logo se tornaram a parte favorita da minha rotina. Eu voltava para casa mais leve, com mais vontade de viver.
Com o tempo, comecei a gostar do processo. Passei a correr mais e me apaixonar pelo esporte, então descobri a natação e depois o ciclismo. Quando juntei tudo, vi que o triathlon fazia sentido para mim, não só porque gostava das três modalidades, mas porque ele me deu um espaço na minha rotina onde eu me encontrei, um momento que era só meu, onde eu me sentia viva de verdade.
O esporte mudou completamente minha rotina. Para conseguir treinar, comecei a acordar muito cedo, muitas vezes antes do amanhecer. No começo foi difícil, mas logo percebi como era especial começar a manhã em movimento, vendo o nascer do sol. Isso me fez valorizar cada dia, não só o fim de semana. Treinar passou a ser meu ponto de equilíbrio, trazendo sentido para minha rotina.
A transformação não foi só física. Ganhei saúde, energia e mais cuidado com meu corpo, mas o principal foi como o esporte mudou minha forma de viver. Me tornei mais organizada, disciplinada, confiante e aprendi a valorizar o processo, entendendo que resultados vêm com tempo, esforço e constância, dentro e fora dos treinos.
O esporte de endurance transformou minha mentalidade. Aprendi a ser resiliente, paciente e a valorizar o processo. O triathlon me ensinou a lidar com desafios, desenvolver autoconhecimento e manter o foco mesmo nas dificuldades. Respeitar meus limites, ouvir meu corpo e entender que o progresso tem altos e baixos me trouxe mais confiança no esporte e na vida e uma visão de longo prazo para seguir enfrentando os desafios com propósito.
Além do treino e da evolução pessoal, uma parte especial dessa jornada tem sido conhecer pessoas incríveis. No esporte, existe uma comunidade diversa, pessoas com diferentes histórias, que compartilham os mesmos objetivos e paixão pelo triathlon. Isso torna os treinos mais leves e motivadores, trazendo uma troca de experiências para aprender cada vez mais sobre o esporte e sobre a vida.
Hoje, o triathlon faz parte da minha rotina. Trabalho, estudo e tenho compromissos como qualquer pessoa, mas os treinos são um espaço essencial para minha saúde física e mental. É o momento em que canso fisicamente, mas descanso mentalmente. Onde foco, coloco energia e volto mais presente para o resto do dia.
Hoje, minha relação com o esporte vai além do bem-estar, ela também tem a ver com performance. Me encontrei de uma forma que decidi me dedicar a isso, buscando evoluir, competir e me desafiar cada vez mais. Mas o esporte não precisa ser assim para todo mundo, cada pessoa encontra nele o que precisa, seja saúde, comunidade, prazer ou desafio e essa conexão tem o poder de transformar a vida.
No mood da nossa musa inspiradora AKA: Gabi Rossano. Escolhemos uma playlist perfeita para você ouvir no seu treino:
OK, vamos para os nossos favoritos da semana! É o nosso Naked Crush em um novo formato :)
Depois queremos saber se gostaram! Seguem as dicas:
Last but not least, as melhores notícias da semana do mercado de moda, beleza entretenimento:
Espero que tenham gostado da newsletter de hoje :)
Nos vemos na próxima quinta-feira às 9h.
Muito boas reportagens!!
Eu também tinha essa percepção de que todos os dias eram iguais, só esperando pelo final de semana. Depois de incluir o esporte na minha vida, percebi que cada dia pode ser único e muito mais especial! Muito legal conhecer sua história Gabi! 🥰